terça-feira, 7 de abril de 2015

Amendoim Doce de Páscoa . Receita de Família

Esta delícia de amendoim torrado envolto em açúcar, é receita de família! Aqui vai a receita do jeitinho que a minha mãe fazia religiosamente na véspera de páscoa. O cheirinho característico do amendoim torrado espalhava-se deliciosamente pela casa. E depois que a criançada toda dormia, eu que sou a mais velha dos oito irmãos ficava até de madrugada com a minha mãe enchendo as casquinhas de ovos com o amendoim doce. Ajudava a fazer as cestinhas e enchê-las com chocolates, balas e as casquinhas coloridas cheias de amendoins crocantes...doces lembranças de criança!
Fotos e produção .  Heloisa Pacheco


Existem outras receitas que vão chocolate e outro tipo de açúcar, mas esta é a receita original e mais antiga que eu conheço, docinhos e crocantes...tem que experimentar!
E a disputa pelo torrãozinhos de açúcar e amendoim? Agora fazendo para os meus aqui em casa, nada mudou, tenho que distribuir os bloquinhos de amendoim e açúcar pra todos. Sem amendoim doce a páscoa não tem a mesma graça!
Não precisa esperar pela próxima páscoa, quando bater o desespero por um docinho, teste esta receita deliciosa...agora prepare-se  e caminhe em dobro no dia seguinte, porque é impossível comer um só!
PS. Como eu já falei aqui, as receitas são as que cozinho diariamente e em datas especiais para a minha família, portanto só pude fazer as fotos e fazer o post agora depois da data. Guarde esta receita para o próximo ano, vale a pena!

Ingredientes
.1 kg de açúcar refinado
.1 kg de amendoim
.1 xícara de água

Como eu faço
1. Espalhar o amendoim numa assadeira grande e torrar em forno médio (150 graus)até ficar bem crocante. Um sinal de que está quase no ponto é quando as casquinhas começam a se abrir e cuidar porque queimam muito fácil.
2. Deixar esfriar e com as mãos rolar os amendoins na palma das mãos, até soltar bem as casquinhas.
3. Passar os amendoins numa peneira tipo as que se usa nas fritadeiras para peneirar as casquinhas.
4. Na mesma assadeira colocar os amendoins espalhados uniformemente e cobrir com o açúcar refinado.
5. Distribuir a xícara de água sobre os amendoins.
6. Colocar a assadeira sobre a chama do fogão em fogo médio e mexer sempre até ferver o açúcar, até fazer bolhinhas, durante  uns cinco minutos.
7. Desligar o fogo e retirar a assadeira do fogão.
8. Numa superfície fria com uma colher ou pá de pau, ficar mexendo em várias direções para soltar os grãos de amendoim. Se esfriar sem mexer ficará um grande bloco.
9. Depois de frio podem ser colocados nas casquinhas, que devem ser bem fechadas com papel colado. Podem ser conservados durante muito tempo em vidros ou pacotes de alimentos muito bem fechados para ficarem bem crocantes e não amolecerem.
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário