quinta-feira, 16 de abril de 2015

Tatu Bovino Recheado

Tatu é a parte do boi conhecida também como lagarto. Este é um prato tradicional da culinária gaúcha, mas muito apreciado aqui na minha região. Tradicionalíssimo nas festas familiares, esta receita eu fiz no domingo de páscoa. É uma carne muito saborosa e tem fama de ser a carne mais seca e magra do animal. Exige um preparo com longo tempo de cozimento para ficar tenra e macia, tanto como assado de panela, de forno ou na brasa. É cozida em temperos, desfiada ou fatiada finamente para ir fria à mesa, acompanhada de pães ou saladas. Bastante usada para fazer rosbife, assada em sal grosso, recheada com linguiça, toucinho ou bacon e legumes, antes de levá-la ao forno para agregar sabor e umidade ao corte. Crua serve bem ao preparo do carpaccio temperado com molho à base de mostarda e alcaparras.
Eu costumo variar muito na forma de fazer esta carne tão saborosa. Fica deliciosa também sem recheio em assados de panela, acompanhada de legumes ou purês.
Nesta minha receita assada de forno vai bacon, cenoura, pimentões coloridos e tempero de ervas...uma delícia!
Fotos e produção . Heloisa Pacheco


Abaixo a peça inteira de tatu já recheada e temperada com ervas, amarrada com barbante, prontinha para ir ao forno.
Durante o cozimento forma-se um molho naturalmente com todos os sabores e aromas dos temperos
Ingredientes
. 1 peça de tatu ou lagarto bovino inteiro

Tempero para marinar
. 1 cebola grande
. 6 dentes de alho grandes
. Salsinha e alecrim a gosto
. Sal moído ou marinho
. Suco de 2 limões
. Pimenta do reino ou chimichurri a gosto
. Os temperos podem variar a gosto

Recheio
. 100 gramas de fatias de bacon (prefira os que tenham mais lombo e pouca gordura) 
. 4 cenouras médias cortadas ao meio e em tiras
. 3 pimentões grandes: verde, amarelo e vermelho

Como abrir o tatu para rechear
1. Abrir a peça de tatu na parte inferior mais achatada com um corte no sentido mais longo. Fazer mais dois cortes nas laterais internas no mesmo sentido para abrir a peça como uma manta.

Como eu faço o tempero
1. Num mixer ou num processador de alimentos ou ainda no liquidificador colocar todos os ingredientes picados: a cebola, o alho, a salsinha e o alecrim com o sal, o suco dos limões e a pimenta ou o chimichurri.
2. Triturar tudo muito bem e passar bem com a mão por dentro e por fora da peça de tatu já cortada e aberta.
3. Coloque a carne em um recipiente bem fechado e deixe na geladeira de um dia para o outro para incorporar bem os temperos.

Como eu faço o recheio
1. Depois de distribuir todos os ingredientes do recheio na peça  aberta, enrolar cuidadosamente a carne já recheada e amarrar com um barbante para alimentos.
2. Colocar a carne numa assadeira e cobrir com papel alumínio
3. Assar em forno alto por uns 40 minutos. Depois retirar o papel alumínio e deixar assar até ficar bem macio e dourado. O tempo de cozimento pode variar dependendo do tipo de forno, o importante é ficar vigiando e cuidando até dar o ponto certo.
Bon appétit!