domingo, 1 de março de 2015

Cuscuz Marroquino com Uvas Passas

Eu descobri o cuscuz marroquino nas receitas da  Rita lobo e agora não sai mais dos meus cardápios...realmente é um curinga na cozinha, vai com tudo! Nós amamos aqui em casa!
"Além de leve e versátil, o cuscuz marroquino, ou sêmola em grãos, substitui maravilhosamente bem o arroz e fica pronto em cinco minutos. "Não é um curingão? Com poucos ingredientes, você pode transformá-lo em saladas ou acompanhamento. Se você incrementar um pouco mais, como misturá-lo a carnes, por exemplo, ele faz as vezes de prato principal", explica Rita Lobo, apresentadora do "Cozinha Prática".
Para dar ares exóticos ao cuscuz, acrescente legumes picadinhos, raspas de limão, amêndoas, queijo feta, cebola frita e grão-de-bico. Tudo combina no cuscuz marroquino." Rita Lobo

É um prato muito popular na região magrebina, que fica no norte da África.É uma ótima alternativa para substituir o arroz, batatas ou massas e é repleto de nutrientes.O cuscuz marroquino é muito usado na alimentação vegetariana e é uma boa fonte de hidratos de carbono, que dão aquela energia!

Ingredientes

. 2 xícaras de cuscuz marroquino

. 2 xícaras de água
. 50 gramas de castanha-de-caju ou do pará
. 50 gramas de uvas passas brancas
. 50 gramas de uvas passas pretas
. ½ xícara de folhas de salsinha
. 1 colher de azeite
. Sal a gosto

Como eu faço
1.Ferver a água e acrescentar o azeite
2.Numa tigela, regar as 2 xícaras de cuscuz com a água fervida, misturar e abafar 
3.Deixar hidratar por cinco minutos. Destampar a tigela e soltar os grãos do cuscuz com um garfo para não ficarem grudados
4.Picar rusticamente a castanha-de-caju e a salsinha bem fina. 5.Juntar a salsinha, a castanha-de-caju, as uvas passas e misturar tudo delicadamente.

Bon appétit!