sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sopa de Abóbora com Gengibre

Este clima de outono friozinho, pede uma sopa para aquecer o coração!
Já disse aqui no blog que sou fã da chefe de cozinha e apresentadora Rita lobo e não perco o seu programa Cozinha Prática no canal GNT. São receitas geralmente leves do jeito que eu gosto de cozinhar no dia a dia. Fiz esta receita de sopa de abóbora e é muito leve e saborosa...se quiser variar e deixá-la um pouco mais encorpada pode acrescentar creme de leite ou requeijão a gosto. ‪#‎PanelinhaEuQueFiz15Anos‬

Fotos e produção . Heloisa Pacheco

Veja no Panelinha a receita original e mais três opções de montagem!
Ingredientes
.1/2 abóbora japonesa 
.Pedaço de 5 cm de gengibre 
.1 cebola 
.3 dentes de alho 
.3 talos de capim-santo 
.1 1/2 l de água 
.Azeite a gosto

Modo de Preparo
1. Lave bem a metade da abóbora sob água corrente. 
2. Numa panela, coloque 2 xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos - isso fará com que a casca saia facilmente. 
3. Enquanto isso, lave e fatie o gengibre - não é preciso descascar. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes.
4. Transfira abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. (Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar). 
5. Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. 
6. Retire os talos de capim-santo. Transfira o cozido para um liquidificador - se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Com um pano de prato dobrado, segure bem firme para o vapor quente não abrir a tampa do liquidificador. Se preferir, deixe a sopa esfriar completamente. 
7. Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Regue com o merecido fio de azeite!
Bon appétit!

Desafio Panelinha 1...cumprido!

"Desafio Panelinha 1. Cardápio para o café da manhã"

Primeiro Desafio cumprido... eu que fiz! Foi uma delícia a experiencia e o menu! Todas as três receitas são fáceis, deliciosas e deixam o café da manhã com um toque de carinho a mais!


Foto e produção . Heloisa Pacheco
Quer participar também ? Veja no Panelinha o regulamento.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Chipa da Dona Arlete . Primeiro Desafio Panelinha


Missão cumprida! Esta é terceira receita do Desafio Panelinha ... "Desafio 1: Cardápio para o café da manhã".
É uma delícia, rápida e fácil de fazer, eu fiz! Dá para congelar e não altera o sabor e a textura.
Olha o que o site Paneliha da Rita Lobo diz :
"A descrição mais comum de chipa é esta: o pão de queijo paraguaio. No café da manhã, quentinha, saída do forno, é uma delícia. Servir para a visita que chegou de última hora à tarde, é imbatível. E ainda por cima congela superbem".
Fotos e produção . Heloisa Pacheco

 É impossível comer uma só... 
 Ingredientes . "Mise en place"...
Prontinhas para irem ao forno...
  Uma receita rende mais de 40 chipas...
A Receita original "Chipa da Dona Arlete"do Panelinha você pode ver aqui!

Ingredientes

.500 g de polvilho doce 

.3 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado fino (400 g)
.1 colher (chá) de sal 
.2 ovos 
.1 xícara (chá) de leite 
.100 g de manteiga em temperatura ambiente

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Forre 2 assadeiras retangulares grandes com papel manteiga. (Se as assadeiras forem antiaderentes, não precisa forrar.)
2. Numa tigelinha, bata levemente os ovos com um garfo - apenas para misturar. 
3. Numa tigela grande, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos e amasse com as mãos, até formar uma farofa grossa. 
4. Adicione metade do leite e amasse novamente. Vá adicionando o restante aos pouco e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos. Atenção: talvez você não precise colocar todo o leite; caso passe do ponto, e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho. 
5. Como alguns queijos são mais salgados que outros, prove e ajuste o sal, caso haja necessidade. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Faça a bolinha com as mãos e, em seguida, enrole na bancada limpa, com movimento de vaivém, até formar um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Em seguida, transfira para a assadeira e dê o formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa. (Se quiser congelar, cubra a assadeira com filme e leve ao congelador por pelo menos 6 horas; transfira os biscoitos para sacos plásticos.)
6. Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos ou até dourar. Se a massa estiver congelada, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta) e deixe assar por 25 minutos. Sirva a seguir.

Bon appétit!

Geleia Caseira de Damasco . Primeiro DesafioPanelinha

Esta receita deliciosa e saudável de geleia caseira também faz parte do "Desafio . Panelinha Eu Que Fiz Café Da Manhã". O meu post anterior deste desafio foi o "Ovo mexido cremoso" e só faltam as "Chipas da Dona Arlete". Segunda missão cumprida, abaixo a receita do site Panelinha , que eu fiz!
Olha o que diz o Panelinha : "Primeira vantagem: não vai açúcar nem conservantes. Segunda: é mais barato do que comprar pronta. E mais: dá pra passar no pão, rechear bolo, temperar carnes... E ainda é fácil de fazer! Inclua as sementes da laranja, que contêm pectina e ajudam a engrossar o caldo".
#PanelinhaEuQueFizCafédaManhã #PanelinhaEuQueFiz15Anos
Fotos e produção . Heloisa Pacheco




Veja a receita originalmente no site "Panelinha" da chef Rita Lobo

Ingredientes
2 xícaras (chá) de damasco seco
1 xícara (chá) de caldo de laranja 
3 xícaras (chá) de água 
1 canela em rama 
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo
1. Numa tábua, pique os damascos em fatias e, as fatias, em cubinhos. Transfira para uma panela média. 
2. Adicione à panela o suco de laranja, a água e a canela em rama. Misture e leve ao fogo médio até ferver. 
3. Depois que levantar fervura, deixe a panela semi tampada, mexendo de vez em quando. Cozinhe por aproximadamente 30 minutos, pressionando os damascos com as costas de uma colher durante o processo. 
4. Desligue o fogo e amasse um pouco mais os damascos. Junte a água de flor de laranjeira e transfira para um pote de vidro esterilizado. Quando esfriar, tampe e armazene na geladeira.
Bon appétit!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ovo Mexido Cremoso . Primeiro Desafio Panelinha

Eu sempre quis saber o segredo dos ovos mexidos cremosos servidos nos cafés da manhã de hotéis e nas confeitarias. A chef Rita Lobo deu a dica... "O segredo do ovo mexido é prepará-lo em banho-maria. Depois de pronto, é só mergulhar dois triângulos de pão de fôrma torrado e deliciar-se!"
E para participar do "Desafio Panelinha : Cardápio para o café da manhã" comecei com esta receita e realmente os ovos mexidos ficam muito cremosos, perfeitos para espalhar na fatia de pão!

Fotos e produção . Heloisa Pacheco



"Veja Ovo mexido cremoso, a receita original no site da chef Rita Lobo"

Ingredientes
.3 ovos 
.3 colher (sopa) de leite 
.1 colher (chá) de manteiga 
.sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
1. Numa tigelinha, quebre um ovo e transfira para uma panela de fundo triplo de inox (ou de ferro). Repita com os outros ovos - isso serve para verificar se estão bons. 
2. Junte o leite, a manteiga e tempere com sal. Leve para cozinhar em fogo baixo em banho maria, mexendo sempre com um batedor de arame, até começar a engrossar. Caso os ovos comecem a grudar no fundo da panela, retire do fogo e mexa vigorosamente - para resfriar. Volte a panela ao fogo baixo e continue mexendo apenas até atingir uma consistência de mingau cremoso - ele continua endurecendo depois de pronto.
3. Transfira imediatamente para uma tigela e finalize com uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora. Sirva a seguir.
No seu site dá a dica

Bon appétit!