sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sopa de Abóbora com Gengibre

Este clima de outono friozinho, pede uma sopa para aquecer o coração!
Já disse aqui no blog que sou fã da chefe de cozinha e apresentadora Rita lobo e não perco o seu programa Cozinha Prática no canal GNT. São receitas geralmente leves do jeito que eu gosto de cozinhar no dia a dia. Fiz esta receita de sopa de abóbora e é muito leve e saborosa...se quiser variar e deixá-la um pouco mais encorpada pode acrescentar creme de leite ou requeijão a gosto. ‪#‎PanelinhaEuQueFiz15Anos‬

Fotos e produção . Heloisa Pacheco

Veja no Panelinha a receita original e mais três opções de montagem!
Ingredientes
.1/2 abóbora japonesa 
.Pedaço de 5 cm de gengibre 
.1 cebola 
.3 dentes de alho 
.3 talos de capim-santo 
.1 1/2 l de água 
.Azeite a gosto

Modo de Preparo
1. Lave bem a metade da abóbora sob água corrente. 
2. Numa panela, coloque 2 xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos - isso fará com que a casca saia facilmente. 
3. Enquanto isso, lave e fatie o gengibre - não é preciso descascar. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes.
4. Transfira abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. (Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar). 
5. Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. 
6. Retire os talos de capim-santo. Transfira o cozido para um liquidificador - se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Com um pano de prato dobrado, segure bem firme para o vapor quente não abrir a tampa do liquidificador. Se preferir, deixe a sopa esfriar completamente. 
7. Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Regue com o merecido fio de azeite!
Bon appétit!