segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Memórias Culinárias de Família II . Sagu com Vinho

A sobremesa de sagu, talvez seja umas das minhas recordações culinárias de família mais marcantes, desde pequena. Já na casa da minha avó materna Anadir, nunca faltava, o sabor e o aroma das bolinhas brilhantes com vinho tinto, está gravado no meu paladar e na minha memória olfativa. A tradição continuou na casa dos meus pais, era comum aos domingos e no natal inclusive. Puro ou com o tradicional creme branco de leite com coco, sigo a tradição fazendo-o aqui em casa e todos adoram!Lembranças de carinho e tempos muito bons!!
Fotos . Heloisa Pacheco
Acervo de louças . Herança da Vó Isabel




Ingredientes

.2 xícaras de sagu

.4 xícaras de vinho tinto

.Açúcar a gosto

.8 xícaras de água
.Canela em pau e cravo-da-índia a gosto


Como eu faço

1.Colocar o sagu em um recipiente com a água e deixe de molho por mais ou menos 15 minutos

2.Colocar para ferver por uns 10 a 15 minutos só com água, mexendo sempre

3.Adicionar na panela o vinho, o açúcar, a canela e o cravo-da-índia

5.Cozinha até todas as bolinhas ficarem transparentes, mexendo sempre

6.Coloque em um recipiente e deixe esfriar
7.Pode ser servido puro ou com um molho tradicional de leite com coco, engrossado com amido de milho misturado suavemente com claras em neve ou até com leite condensado

Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário