quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Memórias Culinárias de Família I . Ossobuco

Crescemos lá em casa, oito filhos mais nossos pais, com muito arroz, feijão e carne de panela e era no almoço e jantar. Não era fácil para a nossa mãe manter alimentada a grande família! Volta e meia eu resgato da memória aquelas receitas do dia a dia lá de casa, comidas simples que a nossa mãe fazia com tanto carinho.
De vez em quando irei postar receitas que fazem parte dessas minhas memórias culinárias, da minha grande família em torno da mesa generosa lá de casa, desfrutando daquela comida apetitosa e ofertada sempre com tanto amor pela nossa mãe.
Fotos . Heloisa Pacheco
Minha mãe fazia frequentemente a paleta com ossobuco, que é uma carne de segunda e é uma das mais gostosas. Chamamos de carne de panela, porque como é  mais dura exige um tempo mais longo para o cozimento...o ossobuco era sempre muito disputado e aqui em casa acontece o mesmo!
 Acompanhamento que nunca faltava, este é o feijão vermelho, rico em cálcio e ferro, livre de colesterol, faz parte de uma dieta saudável. Este temperado somente com sal e alho...


Outro acompanhamento tradicional, couve mineira, cortada em tirinhas, refogada no óleo com  cebola em gomos, temperada com sal e pimenta...
Outro que não podia faltar, era o arroz nosso de cada dia, o meu pai era louco por arroz, tem até uma historinha por causa disso, que outra hora eu conto. Este é o arroz parboilizado ou amarelão, simples, só com sal e óleo...
Sempre tínhamos alguma salada, nesta aqui tem couve-flor, alface, pimentões vermelho, amarelo e verde...
E a laranja, tradicional acompanhamento de feijoadas, está sempre na minha mesa. Me ajuda na digestão e no mínimo é uma delicia como sobremesa.
Parece que ainda ouço o burburinho, a falação, os risos...e é claro que não sobrava nada nos pratos! É ou não é, meus queridos irmãos Eliana, Áureo, Elisa, Patricia, Luciano, Susana, Luciano e Fabrício?!
Ingredientes
. 1 peça de paleta com ossobuco, pesa em média 1,5 kg. 
. 1 cebola grande cortada em gomos
. 2 dentes de alho picados
. 3 pimentões verdes médios cortados em tiras
. 2 tomates médios cortado em pedaços
. Sal moído (marinho)
. Pimenta do reino agosto
. Óleo de milho ou girassol

Como eu faço
1. Numa panela de fundo grosso, colocar um fio de óleo e deixar aquecer bastante
2. Picar a paleta em cubos ou se preferir pode deixá-la inteira
3. Colocar a paleta com o ossobuco na panela e deixar selar bem um lado e depois virá-la de lado, até ficar bem dourada
4. Só então, temperar com o sal e a pimenta a gosto
5. Deixar cozinhando até amaciar a carne que em panela comum leva em torno de uma hora, sempre revirando ou virando de lado, acrescentado um pouquinho de água
6. Quando estiver macia a carne, deixar secar a água até fritar um pouquinho, se necessário colocar mais um pouquinho de óleo
7. Por último coloque a cebola em gomos, o alho picado, os pimentões em tiras e os tomates em pedaços
8. Refogar tudo até amaciar

Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário